Grupo Kolplast se adaptou para continuar operando durante a crise de covid-19

Ao lançar produtos para a linha laboratorial pré-analítica, a empresa ampliou seu portifólio e oportunidades

A Kolplast é uma fábrica de produtos médico-hospitalares fundada em São Paulo em 1988 fruto da inspiração do doutor Benedito Fittipaldi, que sonhava não mais precisar higienizar e esterilizar o espéculo vaginal que utilizava em seu consultório. Foi assim que nasceu tanto a empresa como o primeiro espéculo vaginal descartável. “O produto era inédito no país e sua aplicação nos vocacionou, desde os primórdios, aos caminhos que levam aos cuidados com a saúde da mulher”, conta André Fittipaldi, diretor de operações da empresa. 

Ele revela que a aceitação do produto foi tão grande que impulsionou o Grupo Kolplast na expansão rápida dos negócios, abrindo seu leque de atuação em outras áreas de saúde. Para a Proctologia, a marca projetou o anuscópio e o retosigmoidoscópio descartáveis; na linha hospitalar foi responsável pelos primeiros kits descartáveis para pequenos procedimentos cirúrgicos; e de forma revolucionária produziu o Kolplux, primeiro sistema no mundo de iluminação para espéculo vaginal descartável do tipo Collin.

Foram muitos os lançamentos feitos pela empresa desde a sua fundação, o que fortaleceu a marca junto aos profissionais de saúde de várias especialidades. 

O lançamento mais recente foi uma resposta da empresa a um chamado quase que dramático do mercado. O atendimento aos pacientes durante pandemia de covid-19 demandava insumos em quantidade e qualidade que, até então não estavam disponíveis no país. “O Grupo Kolplast respondeu a este chamado, assumindo o protagonismo que lhe cabia, e rapidamente adaptou-se ao novo cenário para a produção nacional de um específico Swab, padrão ouro no arsenal de diagnóstico da moléstia, específico, e que antes era importado da China”, relata Fittipaldi.

O diretor afirma que o grupo segue melhorando o processo, com o lançamento de diversos kits de coletas e transporte de amostras biológicas, voltados para laboratórios e hospitais. 

“Vimos a demanda como uma imposição mercadológica, tão fundamental para a empresa como para todos os cidadãos brasileiros, e reagimos com a rapidez que tem sido, ao longo dos anos, parte importante de nosso DNA”, comenta o executivo.

O Grupo Kolplast detém todas as certificações reguladoras e de qualidade existentes na área da saúde. Além disso, de acordo com Fittipaldi, possui um site dinâmico e alinhado com as melhores práticas do comércio eletrônico e oferece preços justos e compatíveis com a realidade, sendo referência nacional nas áreas em que atua. “Temos a honra e o orgulho de atender com excelência as principais instituições de saúde do país, aquelas que são referências nacionais nas áreas de hospitais, laboratórios clínicos, farmácias, consultórios e clínicas médicas”, finaliza. 

André Fittipaldi
André Fittipaldi
Diretor de operações do Grupo Kolplast

“Vimos a demanda como uma imposição mercadológica, tão fundamental para a empresa como para todos os cidadãos brasileiros, e reagimos com a rapidez que tem sido, ao longo dos anos, parte importante de nosso DNA”