Perseverança, coragem e resiliência. HTM Eletrônica, a empresa que se reinventou na pandemia

Investimentos em pesquisas e contratação de funcionários mantém qualidade e segurança para clientes

Nascida em 1999, na cidade Amparo (SP), a HTM Eletrônica é uma indústria líder e referência no desenvolvimento e na produção de equipamentos eletro eletrônicos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia no Brasil. O projeto idealizado por Paulo Gustavo de Siqueira Lopes, William Marcelo Piovezan e Fabiano Henrique Piovezan, comercializa as principais tecnologias eletro médicas para todo o país.

A empresa desenvolve e produz seus equipamentos na sua própria fábrica, com tecnologia 100% nacional, sempre em busca de parcerias estratégicas com universidades e instituições de pesquisa no segmento de saúde. Recentemente, no mês de julho, a HTM Eletrônica comunicou que desenvolverá um projeto único, que usa Inteligência Artificial no tratamento de diabéticos.

A novidade, que faz parte de um trabalho conjunto com o renomado Hospital Israelita Albert Einstein, revela a força de uma empresa que precisou se reinventar para enfrentar a pandemia da Covid-19. Hoje, olhando em retrospectiva, as conquistas da HTM Eletrônica são um estímulo para todos os empresários do Brasil. Mas não foi uma trajetória fácil ter chegado até aqui.

2020: A pandemia chega ao Brasil

Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, a HTM Eletrônica aderiu ao programa do governo federal de redução de jornada. Foram feitos cortes no quadro de funcionários, e a empresa precisou se readequar. Porém, a esperança por dias melhores nunca deixou de existir. Já no final do ano de 2020, o número de contratações foi maior que o número de dispensas, e praticamente todos os dispensados foram recontratados.

O segredo deles? Simples: inovação. A HTM Eletrônica decidiu não suspender nenhum projeto de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos. A resiliência dos sócios e de toda a equipe foram as bases para a retomada plena das atividades, que ocorreu a partir de julho do ano passado, com o reaquecimento do mercado. Em 2020, mesmo ante ao um cenário incerto, a empresa promoveu o lançamento de quatro equipamentos exclusivos.

Já no primeiro semestre de 2021 foram lançados cinco equipamentos, sendo que há mais novidades ainda para este ano. “Investimos em pesquisas e contratação de funcionários para mantermos o alto nível de nossos equipamentos em qualidade e segurança para nossos clientes”, explica Paulo Gustavo de Siqueira Lopes, um dos diretores da empresa.

No mês de maio, efeméride que celebra os trabalhadores no mundo inteiro, a HTM Eletrônica promoveu um grande evento drive-in com a presença de todos os colaboradores. No estacionamento da empresa foi montado um grande telão, onde foi transmitido o sorteio de diversos prêmios. A premiação foi uma coroação pela superação do ano 2020, feita para celebrar o mês do trabalhador e o empenho de todos os funcionários.

Inovação, pesquisa e ciência

Entre tantos projetos, pesquisas e novidades, a HTM Eletrônica apresentou sua mais recente novidade, o orgulho da empresa, a aprovação de um projeto ambicioso junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). A ideia é reunir saúde, tecnologia, ciência e inovação.

O projeto tem como objetivo buscar soluções que reduzam o impacto das comorbidades físicas decorrentes de doenças crônicos-degenerativas na saúde pública, utilizando tecnologias habilitadoras disruptivas. O novo equipamento está em fase de pesquisas e testes. Em breve, será apresentado o protótipo final, e em seguida, o lançamento para uso em hospitais.

O futuro da Indústria no Brasil

De acordo com dados levantados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o setor industrial se recupera vigorosamente da crise sanitária que atingiu o país. Para Paulo Gustavo de Siqueira Lopes, essa plena recuperação demanda, também, “uma reforma tributária e administrativa bem feita, aliada a um cenário político mais estável”. Ele enfatizou que, “apesar de todo o cenário econômico e político instável, o mercado de estética apresenta crescimento em todos os anos”.

Paulo Gustavo de Siqueira Lopes
Paulo Gustavo de Siqueira Lopes
Diretor da HTM

“Com a pandemia, a demanda por equipamentos na área da reabilitação também apresenta bom desempenho. A HTM vem apresentando crescimento nos últimos anos e projetamos que esse crescimento se mantenha, o que vem ocorrendo até este momento de acordo com o planejado, por isso, continuamos focados no desenvolvimento de novas tecnologias e em constante avanço tecnológico e científico em nossas áreas de atuação.”