Produtos para a vida

Conheça a Dorja

A Dorja, fundada em 1978, nasceu como prestadora de serviços na área hospitalar. Sempre em evolução no mercado brasileiro, atualmente é fabricante das marcas Medicate, Diasyst e Gowllands. Com sede em Itu, no interior do estado de São Paulo, a Dorja inova, desenvolve e conta com tecnologia alinhada aos padrões internacionais, incluindo certificações ISO e INMETRO.

A marca Medicate se destaca por uma ampla e completa linha de produtos desenvolvidos com tecnologia e qualidade, incluindo inaladores nebulizadores, aspiradores cirúrgicos, espaçadores e outros produtos de saúde voltados para uso hospitalar e residencial.

 

Tempo de organizar a casa


Quando a pandemia chegou ao país, e com ela as medidas de isolamento social para reduzir a contaminação pelo coronavírus, a fábrica da Medicate passou por uma série de adaptações para manter a produção e, ao mesmo tempo, cuidar da segurança de seus funcionários para evitar o contágio. “As adaptações foram feitas logo no início, em março, e ao longo dos meses foram sendo aperfeiçoadas”, conta Jamir Dagir Junior, diretor Comercial da Dorja.

O grande desafio foi a adaptação da unidade fabril: placas de acrílico para criar nichos individuais na produção, esterilização de bancadas a cada duas horas e maior distância entre elas, higienização de equipamentos e produtos finalizados. “A pandemia está deixando vários aprendizados e isso inclui, além da higienização total, novas regras de produção e de execução das linhas”, relata o executivo.

Entre as medidas estavam, ainda, a medição de temperatura dos funcionários na entrada de cada turno, divisão dos turnos de almoço em quatro horários, e a adoção do home office para a área Comercial.

As dificuldades e o que vem este ano


Dagir acredita que não há um plano de apoio ao setor industrial da Saúde no país, nem apoio do governo.

Jamir Dagir Junior
Jamir Dagir Junior
Diretor Comercial da Dorja

“Nossa política tributária e fiscal parece que joga contra e não temos apoio do governo nem crédito fiscal. No caso dos inaladores, nebulizadores e espaçadores, por exemplo, foi a indústria nacional que se uniu para suprir a demanda, brigando por componentes importados. Nossa empresa trabalhou em três turnos, sete dias por semana, para atender as demandas solicitadas pelos órgãos governamentais, lutando contra o tempo, com falta de materiais e insumos e sem apoio financeiro por parte dos bancos.”   

 

Para este ano, o diretor Comercial da Dorja acredita, com ressalvas, que o início da vacinação em todo o país vai permitir o retorno às atividades normais. “Acho que vamos enfrentar anos difíceis pela frente, devido a falta de recursos, de insumos, além de setores operando somente com 30%, 40%, 50% da capacidade. Porém, continuamos apostando no desenvolvimento do país e, mesmo com esse cenário, vamos lançar três novos produtos este ano”, finaliza.

 

Fábrica Dorja

Fábrica Dorja