Baumer investe e amplia portfólio de produtos durante a crise do coronavírus

Construída em 1952 por um jovem empresário, a empresa se tornou uma das maiores fabricantes de dispositivos médicos da América Latina

Em 2022 a Baumer completa 70 anos de fundação. A empresa, criada por Manuel Amaral Baumer, nasceu de forma inusitada. Após sua esposa sofrer um acidente de carro e ter, como sequela, problemas ortopédicos, ele se viu na iminência de construir os produtos que ela precisava para se recuperar e voltar a ter uma vida com mais qualidade. Os produtos e implantes necessários eram caros e de difícil obtenção.

Com coragem, determinação e espírito empreendedor ele não apenas construiu o que sua mulher precisava, como serviu aos ortopedistas que a atendiam. E foi além: aos 22 anos de idade, transformou sua recém-criada indústria em uma usina de implantes e instrumentais. Sete décadas depois, a empresa se tornou uma marca com várias divisões de produtos e serviços para atender ao mercado da saúde com 550 funcionários e mais de cinco mil soluções em seu portfólio.

A Baumer atende nos cinco continentes, estando presente na América Central, América do Sul, África, Europa, Ásia, Leste Europeu e Oriente Médio. Acumulando importantes certificações nacionais e internacionais, a fabricante oferece soluções para hospitais, clínicas, hemocentros e universidades, tanto do serviço público quanto do privado. Ela também fornece equipamentos para as indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia, além de institutos de pesquisa e laboratórios. Instalada em Mogi Mirim (SP) em uma área de 200 mil m² onde produz uma diversidade de soluções para ortopedia; coluna; odontologia (implantes odontológicos e biomateriais); tratamento de feridas; centro cirúrgico (sistema de anestesia, foco cirúrgico e mesa cirúrgica); esterilização e controle de infecção.

"Buscamos desenvolver, produzir e comercializar soluções seguras, confiáveis, atualizadas e sustentáveis para os prestadores de serviço de saúde", explica Mariana Mello, gerente de Comunicação e Marketing da Baumer. Ela continua: "a cada ano buscamos crescer de forma sustentável e com melhoria contínua, e não foi diferente durante a pandemia. Nos reinventamos para manter nossa sustentabilidade e quadro de funcionários durante a crise econômica instalada pela covid-19. Aproveitamos esse momento para renovar e investir ainda mais no capital humano, assim como na prestação de serviços; tecnologia e conectividade; e na ampliação do portfólio de produtos".

Outra inovação durante a pandemia foi o Baumer Academy. A plataforma de ensino à distância é fornecida sem qualquer custo para parceiros, distribuidores, médicos e dentistas e tem, como foco, compartilhar informações exclusivas sobre produtos, além de treinamentos, vídeos e aulas que auxiliam na utilização de todo o portfólio e ainda oferecem, ao participante, um certificado exclusivo. Seguindo o preceito de manter-se em renovação constante, a Baumer reformulou recentemente a plataforma para torná-la ainda mais intuitiva e dinâmica.

Mariana ainda destaca os serviços de conectividade, que possibilitam atendimento remoto dos clientes, diminuindo o tempo e o custo; e a linha ortopédica STAGE, próteses de concepção modular não-convencional para casos de substituições, reconstruções parciais ou totais de segmentos ósseos e articulações de membros inferiores. "Esse é um produto com alta precisão em tecnologia", revela a gerente que finaliza enaltecendo as fábricas brasileiras.

Mariana Mello
Mariana Mello
Gerente de Comunicação e Marketing da Baumer

"A cada ano buscamos crescer de forma sustentável e com melhoria contínua, e não foi diferente durante a pandemia. Nos reinventamos para manter nossa sustentabilidade e quadro de funcionários durante a crise econômica instalada pela covid-19. Aproveitamos esse momento para renovar e investir ainda mais no capital humano, assim como na prestação de serviços; tecnologia e conectividade; e na ampliação do portfólio de produtos."