Neodent, uma empresa que não para de crescer e inovar nos serviços odontológicos

A Neodent é uma empresa que produz instrumentais para a instalação de implantes e próteses odontológicos há aproximadamente três décadas e que já nasceu para revolucionar. É hoje a empresa líder nessa área no Brasil, com venda de mais de um milhão e meio de implantes anualmente. Não bastasse, é um dos três principais fornecedores de implantes do mundo e está presente em mais de 80 países.

Fundada em Curitiba pela família Thomé, a Neodent iniciou sua trajetória modificando o cenário dos implantes de titânio à época. Tornou-se opção aos elevados preços praticados pelo mercado internacional no Brasil e, assim, possibilitou o tratamento também aos pacientes de baixa e média rendas. O reconhecimento pelo Ministério da Saúde veio com a entrega da certificação de produtora de implantes dentários.

Mas para que uma empresa atinja e se mantenha no topo é preciso crescer. Foi o que aconteceu com a Neodent. Investiu em pesquisa com o parceiro Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (Ilapeo). Internacionalizou-se em 2006 com uma filial em Portugal. Em 2009, inaugurou um novo parque industrial em Curitiba, com 12 mil m². E o maior passo se deu em 2015, ano em que o Grupo Straumann, líder mundial em implantologia, finalizou a aquisição total da Neodent. 

“O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas”, diz o alemão Matthias Schupp, CEO da Neodent e V.P. do Grupo Straumann na América Latina que vive no Brasil há quase uma década.



Adaptações durante a pandemia


Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia (sanitárias e econômicas), o período foi de aprendizado, trabalho em equipe e resultados. Com o objetivo de preparar os dentistas e pacientes para os atendimentos durante essa fase, a Neodent desenvolveu o Conta Comigo, em parceria com o Sebrae e o Conselho Federal de Odontologia. 

“Esse projeto ofereceu treinamentos gratuitos sobre biossegurança, com a atualização das boas práticas para o ambiente odontológico e sobre gestão, com orientações para a administração organizacional e financeira das clínicas”, explica Matthias.

Outra mudança foi a criação do NeoStudio+, estúdio de gravação profissional para a realização de lives e eventos online. Como parte da expansão no mercado internacional, a empresa realizou ainda o 1º Simpósio Global da Neodent, que contou com a participação de mais de 6 mil profissionais de 30 países. O encontro, com dois dias de duração, foi realizado em inglês com tradução simultânea para seis línguas: português, russo, espanhol, francês, italiano e alemão.

O período da pandemia também serviu para o fortalecimento do vínculo entre a Neodent e os clientes. A empresa realizou diversas mudanças para aprimorar os seus serviços, como a entrega sem custo nas cidades com filiais e a facilitação do sistema de trocas e reparos.

Matthias Schupp
Matthias Schupp
CEO da Neodent e V.P. do Grupo Straumann na América Latina

“Para o futuro, devemos investir no relacionamento com nossos parceiros e clientes, abrir canais de comunicação para todas as situações e ter um procedimento humano nesse atendimento. Os clientes vão querer um serviço diferenciado e o ‘vendedor’ terá de mudar de postura para se tornar um consultor. Essa pandemia nos mostrou que somente quem se reinventar sairá fortalecido”